Quem somos

A Fundação Casa dos Sonhos (FCS) é uma entidade legal de direito privado sem fins econômicos, instituição sociocultural criada em 2001, que vem colaborando significativamente para o desenvolvimento da cidadania e inclusão social em Gravataí/RS há mais de 20 anos.

Missão

Educar para a cidadania, capacitar e habilitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para inclusão na vida familiar, social e profissional, oportunizando a transformação de seus sonhos em realidade.

Visão

Sermos referência como agentes de transformação de crianças, adolescentes e seus familiares, em situação de vulnerabilidade social, colaborando para o desenvolvimento da comunidade e da sociedade gravataiense, gaúcha e brasileira.

Quem somos

Missão

Visão

Objetivo Geral

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Objetivo Geral

Ojetivos Específicos

a) Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento dos usuários e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
b) Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
c) Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
d) Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competência para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
e) Contribuir para a inserção, reinserção e permanência dos usuários no sistema educacional.

A Fundação Casa dos Sonhos é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

O que é um SCFV?

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Ações/Atividades

Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais.

Público atendido pela FCS:

Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos

O que é um SCFV?

Ações/Atividades

Público atendido pela FCS:

Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos

Dirigentes